terça-feira, 2 de agosto de 2016

Existe bicho que ronca?



Sim, e o gato é um deles. "Assim como nós, humanos, os bichanos também roncam, principalmente quando estão dormindo com a cabeça junto ao peito", afirma o médico veterinário Gelson Genaro, de São Paulo. Nessa posição, o animal acaba obstruindo parcialmente suas vias aéreas, o que causa o barulho. Outro bicho chegado a um ronco é o cachorro. Cães de certas raças, como o pug, o sharpei e o pequinês, possuem o palato (céu da boca) mole e alongado, pendendo no início da garganta.

Durante o sono, esse tecido pode bloquear a traquéia e vibrar com a respiração, produzindo ruído.

Alguns bichos selvagens, como ursos e gorilas, também já foram flagrados roncando. Entre os animais, assim como nos humanos, a obesidade agrava o problema, pois o acúmulo de gordura provoca um estreitamento ainda maior da passagem do ar. Mas, apesar de ser uma sinfonia incômoda, o ronco não indica que o animal tenha, necessariamente, um problema de saúde.

0 comentários :

Postar um comentário

Este blog não é destinado apenas para adultos, portanto não seram admitidos propagandas, linguagem impropria, ofensiva ou obsena que caracterize atitudes evidentes de desrespeito ou grosseria e/ou nada que a desperte curiosidade ou a atenção de menores ou contribuir para que eles adotem valores morais ou hábitos incompatíveis com a menoridade.
As pessoas que inflingir estas regras serão denunciadas ao setor de analize de conteúdo do Google podendo ter sua conta encerrada permanentemente.