quarta-feira, 30 de agosto de 2017

Como explicar um luto para uma criança


Há eventos traumáticos na vida que, infelizmente, não podem ser evitados. Uma delas é a morte de um ente querido. Explicar um luto para uma criança , quando é difícil aceitá-lo para nós como adultos, não é fácil . Não queremos torná-los mentores de sensibilidade, nem recomendamos que sejam válidos para cada caso, mas apenas traçar algumas orientações sobre como se comportar nessa situação.
 
A idade da criança é muito importante: crianças menores de 5-6 anos ainda não compreendem o significado de desapego como perpétuo, pois só podem entender a ausência momentânea, uma ausência que pode ser Preenchido "de uma maneira simples". As crianças ligeiramente maiores, por outro lado, podem entender que uma partida querida não será mais fisicamente.
 
Muito importante também é a filiação do falecido , uma vez que a morte de um colega de classe será percebida de maneira diferente da de, por exemplo, um avô ou um pai.
 
É fundamental explicar à criança, dependendo da idade ou maturidade alcançada, que a pessoa que nos deixou não retornará novamente, explique por que esse evento, que faz parte da vida, mesmo que feio, assim como é o nascimento . É importante, especialmente se é uma pessoa querida, poder nutrir a memória dessa pessoa com fotos, anedotas de sua vida, etc., para que a criança, embora pequena, ainda possa se lembrar da pessoa querida que Não existe mais.
 
Se você é religioso, seria uma boa idéia ter um discurso diferente, mais próximo da sua fé.
 
As crianças que enfrentam um luto podem reagir de forma muito diferente umas às outras, mas geralmente tendem a ser muito mais rápidas do que os adultos virando a página. Em alguns casos, no entanto, a criança pode manter um comportamento incomum que pode estar relacionado ao luto: neste caso, é bom pedir uma consulta com um psicólogo.

0 comentários :

Postar um comentário

Este blog não é destinado apenas para adultos, portanto não seram admitidos propagandas, linguagem impropria, ofensiva ou obsena que caracterize atitudes evidentes de desrespeito ou grosseria e/ou nada que a desperte curiosidade ou a atenção de menores ou contribuir para que eles adotem valores morais ou hábitos incompatíveis com a menoridade.
As pessoas que inflingir estas regras serão denunciadas ao setor de analize de conteúdo do Google podendo ter sua conta encerrada permanentemente.