quarta-feira, 30 de agosto de 2017

Como superar o medo de falar em público


A menos que você seja um orador nascido, é mais ou menos a experiência de todos que o sentimento de desorientação, quando não é um verdadeiro pânico, quando se trata de falar na frente de uma audiência : da peça escolar clássica (que muitos de nós lembram com Angústia) até momentos institucionais, como conferências , lições , entrevistas de trabalho , ocasiões não faltam.
 
Normalmente, com a prática, derretemos e o medo e o vergonha são postos de lado. Mas existem algumas soluções simples que são muito úteis quando necessário.
  1. Não seja improvisado - Pode parecer um desconto, mas a primeira coisa a evitar a todo custo é lançar-se na arena sem saber corretamente o tópico que você enfrentará: além de aumentar a insegurança, a má preparação expõe muitas armadilhas porque Pode ser suficiente colocar o falante em perigo, afetando todo o discurso .
  2. Faça os "testes gerais" - Tentando uma conversa , talvez com a ajuda de um amigo, parente ou colega, pode revelar-se essencial para um resultado positivo: a outra pessoa pode nos ajudar a identificar qualquer fraqueza na fala, informe-nos quando e como pausar, como Reagir a quaisquer perguntas ou controvérsias "desconfortáveis" como dizemos. Na ausência de outras pessoas, o teste pode ser feito na frente de sua orelha (de preferência, se a figura completa, se o discurso for feito para suportar, também para analisar a linguagem corporal). Também pode ser útil se registrar ou recapturar com uma câmera de vídeo e depois rever para entender como nossa mensagem pode ser ouvida pelo público.
  3. Alcance o contexto com antecedência e ajuste - Uma lição para crianças de 13 anos é algo diferente de uma conferência de gerente, então o idioma e o estilo devem ser apropriados. Procure sempre saber como o público será composto na sua frente: idade, origem, escolaridade, status social.
  4. Comece com uma boa respiração - Se você tem que conversar por 15-20 minutos ou mais, é melhor respirar antes de começar: a propósito, também serve para diminuir o nível de ansiedade no desempenho. Mesmo durante o discurso , se você sentir "renunciar", respirar e retomar: isso também serve as garrafas de água que sempre vemos na frente dos palestrantes em conferências ou conferências . Com a prática, ele aprende a "otimizar" a respiração, um pouco como quando canta uma música.
  5. Não faça o "brilhante" a todo custo. O pior que pode fazer quando estiver entrando no pânico "no palco" é fingir ser o que você não é: o longo, a ficção é descoberta e você perde a credibilidade Nos olhos daqueles que escutam. Se você tem naturalmente o sentido do humor ou o magnetismo, melhor. Mas se você estiver entre muitos "normais", é melhor mostrar o que você é: um pequeno sinal de emoção no início do discurso geralmente é apreciado pelo público, porque dá uma idéia de "humanidade" Se você está lidando com argumentos muito altos. O mesmo gesto gesto: gesticular demais é sempre aconselhado a não mover um músculo errado porque parece rígido e "distante" do público: é melhor manter um gesto moderado que acompanha nossas palavras.
  6. Olhando para a audiência - Às vezes, diante do medo de falar em público, é espontâneo evitar olhar para as pessoas e começar com o discurso. Nada mais errado. Primeiro, porque dá a impressão de ser "automóveis". Mas, acima de tudo, porque, evitando o contato visual com o público, se você perder seu "pulso", não são percebidos sinais de cansaço e, conseqüentemente, você não pode levar algum tempo para regenerar a atenção. Um bom compromisso pode ser identificar uma ou duas pessoas (mais se a sala é muito grande) entre o público como um ponto de referência para o qual observar durante o discurso : pensando em falar com apenas algumas pessoas, é realizada 'ansiedade.
Se, apesar de todas essas ansiedades não passarem, a última opção permanece: imagine que as pessoas que você está na frente estão nuas, em calcinha ou vestidas de maneira absurda. Em comparação, você se sentirá seguro e superprofissional!

0 comentários :

Postar um comentário

Este blog não é destinado apenas para adultos, portanto não seram admitidos propagandas, linguagem impropria, ofensiva ou obsena que caracterize atitudes evidentes de desrespeito ou grosseria e/ou nada que a desperte curiosidade ou a atenção de menores ou contribuir para que eles adotem valores morais ou hábitos incompatíveis com a menoridade.
As pessoas que inflingir estas regras serão denunciadas ao setor de analize de conteúdo do Google podendo ter sua conta encerrada permanentemente.