terça-feira, 29 de agosto de 2017

Porque meu cascudo morreu? | Dicas


Muitos aquaristas tentam ter cascudos em seus aquários, mais sempre se deparam com o mesmo problema que aparentemente não tem justificativa.

Seus cascudos sempre morrem dentre uma semana ou pouco mais e sem entender o porque, pergunta ao dono da loja por quê isso acontece e então ele te responde que antes de colocar cascudo em seu aquário ele deve ter bastante limo (algas), e que é normal o peixe morrer em pouco tempo por falta destas algas!

NÃO CAIA NESSA!  ENTENDA O PORQUE!
Ao contrário do que se parece, atrás daquela carapaça dura, ah sim um peixe sensível e que merece cuidados especiais nas primeiras semanas em seu aquário.
A maioria dos cascudos são capturados na natureza e até chegar ao seu aquário eles sofrem muito, por conta de um mito que diz que estes peixes são muito resistentes e com isso acabam ficando sem alimento e só com os limos do aquário como esse peixe não pode passar muitos períodos sem se alimentar a falta de alimentação faz com que seu organismo comece a consumir suas reservas de gordura seus músculos e por fim quando já esta em seu aquário já esta muito debilitado, e só o limo não vai adiantar.
Para que ele recupere a saúde, quando comprarmos um cascudo já na primeira hora que ele estiver em seu aquário você deverá oferecer-lhe os seguintes alimentos que deveram ficar a disposição do cascudo no aquário por no máximo 24 hs depois desse período deve ser trocado!
Para se recuperar os cascudo vão precisar de muita fibra.
Ofereça os seguintes alimentos:
  • Abobrinha
  • Pepino
  • Mandioquinha
  • Cenoura
  • Batata (é particularmente apreciada)
  • Espinafre
Todos os legumes devem ser oferecidos crus.
Evite legumes como:
  • Beterraba
  • Legumes que podem tingir a água
Uma dica:
Como os legumes não afundam, para que eles afundem espete os legumes em um palito de churrasco e em seguido espete-o  no cascalho (pedras) do aquário como está representado no desenho Abaixo:
Sempre que for colocar um legume coloque a noite e retire a tarde! pois os cascudos são peixes noturno ou seja, a noite é o horário em que ele sai para se alimentar.
Como saber o seu cascudo é macho ou fêmea?
Note na imagem abaixo que a fêmea é mais roliça que o macho ou seja tem a parte do ventre, a barriga mais redonda, portanto a forma mais fácil de sexa-los é olhar por cima do cascudo.
Já os machos são maiores e mais robustos, com presença de "odontoides", que seriam pequenos espinhos, que aparecem na parte das nadadeiras peitorais e em certas sub especies podem aparecer ao longo do corpo.

Como escolher o cascudo ideal:

Quando for comprar seu cascudo, nunca pegue os de barriga achatada e nem inchada  e, se possível,  Reserve-o por uma semana e só então o leve para casa se desconfiar de seu comportamento, mais se mesmo assim seu cascudo morrer não desista talvez este já estava muito debilitado e já era tarde para alimentar-lo.
 Seguindo todos esses passos tenho certeza que terá belos cascudos em seu aquário.
Outra dica importante: nunca coloque sal na água! pois você poderá matar seu cascudo, eles não toleram o sal não importa se a quantidade for grande ou pequena!

Tags: Pterygoplichthys male and female, Cascudo macho e femea, dimorfismo sexual do cascudo, cascudinho fêmea

0 comentários :

Postar um comentário

Este blog não é destinado apenas para adultos, portanto não seram admitidos propagandas, linguagem impropria, ofensiva ou obsena que caracterize atitudes evidentes de desrespeito ou grosseria e/ou nada que a desperte curiosidade ou a atenção de menores ou contribuir para que eles adotem valores morais ou hábitos incompatíveis com a menoridade.
As pessoas que inflingir estas regras serão denunciadas ao setor de analize de conteúdo do Google podendo ter sua conta encerrada permanentemente.