terça-feira, 3 de outubro de 2017

30 dicas sobre informática


1 - Muito programa aberto é loucura

Não adianta querer fazer mais do que o micro permite. Quem tem uma máquina mais modesta deve controlar o número de aplicações abertas para evitar que a memória RAM livre acabe e o Windows passe a usar o disco rígido. Se isso ocorrer, a lentidão é inevitável. Um bom utilitário para ficar de olho no sistema é o Cool Beans System Info. Ele mostra três barras sua janela. A primeira é o uso do processado. A segunda é o uso da memória e a terceira mostra o quanto é usado da memória virtual (que é o uso do HD como extensão da RAM). Então é só ir trabalhando com o micro normalmente. Se a terceira barra começar a crescer, é preciso fechar alguns programas para manter a velocidade do Windows. Cool Beans System Info 1.0.1.8
Cool Beans Software

Com skins de vários estilos, o programa é um ótimo fiscal dos recursos do Windows, em particular do cache de disco. Tem diversas opções de interface e cores. Grátis, 748 KB, Windows 9x/Me/ NT/2000 e XP, em inglês

2 - Boot mais rápido é um alívio
Poucas coisas são tão irritantes quanto um micro que demora um tempão para começar a funcionar. Pois vários programas ignoram esse fato óbvio e se configuram para rodar assim que o Windows entra em ação. Não, não basta ir ao menu Iniciar e apagar essa configuração, pois alguns desses programas ficam escondidos. Mas há um utilitário do Windows que permite controlar o que roda quando se inicia o sistema operacional. É só ir ao menu Iniciar, selecionar Executar, digitar msconfig e clicar OK. Clique em Iniciar e desmarque os programas indesejados. A dica vale para Windows 9x/Me XP e NT.

3 - Não esqueça do checkup do disco rígido
O Windows já vem com os aplicativos mais úteis para manter a saúde do HD. Rodar o Desfragmentador e o ScanDisk freqüentemente aumenta a velocidade e evita bugs que podem comprometer o sistema operacional. Quem quiser ainda mais desempenho pode mover os aplicativos mais usados para o começo do disco rígido. Para isso basta clicar em Configurações e marcar a opção Reorganizar arquivos de programas para iniciarem mais rápido.

4 - DoubleSpace? Livre-se disso!
Os utilitários de compressão de disco até que eram úteis quando o espaço de HD era medido em centenas de megabytes. Hoje em dia só servem pra atrasar o boot do Windows. Então que tal livrar-se desse entrave? Basta editar o arquivo MSDOS.SYS, que está em C: (se o Windows estiver instalado nesse disco). Na linha com drvspace=1, substitua o valor por 0. Faça o mesmo com a linha dblspace=1. Funciona com Windows 98 e Me.

5 - Dar um jeito nos bugs do Windows é essencial
Que o Windows tem bugs, ninguém discute. Praticamente toda semana sai uma correção da Microsoft. Acompanhar todos os patches para se livrar dos travamentos que os bugs causam exige paciência e tempo. O melhor mesmo é usar um software para avisar quando há algum remendo novo na praça. Existem dois programas para resolver esse problema. Ambos são ótimos e ainda avisam quando algum dos aplicativos instalados tem versão nova. São o BigFix e o CatchUp. E o melhor: os dois são gratuitos.
BigFix 1.6.1.6
BigFix

O software busca automaticamente upgrades e correções de tudo o que está instalado no micro -- inclusive drivers para o hardware. Seu ícone fica na bandeja do sistema e pisca quando há atualizações novas. Grátis, 2,5 MB, Windows 98/Me/NT/2000 e XP, em inglês
CatchUp 1.3
CNET

O programa roda por etapas. A primeira, de software, dá conta de atualizações de aplicativos e sistemas operacionais. A segunda é especializada em segurança, com zilhões de patches da Microsoft, servindo tanto para desktop quanto para servidor. Grátis, 772 KB, Windows 98/Me/NT e 2000, em inglês

6 - Menos animação, menos enrolação
O Windows é cheio de animações e ícones que têm lá o seu charme. Mas tudo isso ocupa memória e tempo do processador. Que tal desabilitar esses recursos e ganhar um micro um pouco mais rápido? Então clique com o botão direito no desktop e selecione Propriedades. Clique em Efeitos e desmarque a opção Usar listas, janelas e menus animados.

7 - Mais memória para o Windows
As versões 98 e Me do Windows têm a mesma base (kernel). Ela foi criada quando só servidores tinham mais que 128 MB de memória RAM. Por isso, esses Windows só conseguem acessar até os tais 128 MB. Os megabytes que o micro tiver a mais são solenemente ignorados. Mas existe um excelente programa para fazer o Windows enxergar toda a memória disponível.
É o X-Setup. Basta selecionar System, Memory e Swap File Usage. Então marque a opção Use maximum available physical RAM before using a swap file. Reinicie a máquina e pronto. O Windows passa a usar mais que 128 MB. Quem usa Windows 2000 ou XP não precisa modificar nada, pois o sistema já usa toda a RAM instalada.
Xteq X-Setup 6.1
Xteq Systems

Este utilitário matador traz dezenas de ajustes para aumentar a velocidade e personalizar o Windows. Ainda inclui truques específicos para placas de vídeo, de som e vários dispositivos de hardware, além de ajustes para programas conhecidos, como Eudora, ICQ e Outlook Express. Tem atualização automática. Grátis, 3,8 MB, Windows 98/Me/NT/2000 e XP, em inglês

8 - Zip mais ligeiro
Quem tem um Zip Drive ou outro dispositivo de armazenamento removível pode aumentar a velocidade de gravação nos discos. Basta clicar com o botão direito em Meu Computador e selecionar Propriedades. Então, clique em Performance, depois em Sistema de Arquivos. Selecione Disco removível e marque a opção Ativar o cache de gravação temporária em todas as unidades de disco removíveis.

9 - Cache na mão
Ajustar o cache de disco do Windows é uma tarefa que exige alto conhecimento de como se comporta o sistema operacional. Mas um programinha resolve tudo isso. O Cacheman faz todas as configurações para deixar o cache de disco mais rápido. É só ir respondendo às perguntas sobre o uso mais comum do micro (se é usado para jogos ou como servidor de rede, por exemplo) que ele deixa o Windows no ponto.
Cacheman 5.0
Outer Technologies

O programa otimiza o cache do Windows de acordo com a utilização da máquina. Também funciona como gerenciador de memória, liberando megabytes assim que os aplicativos são fechados. Ele roda na bandeja do sistema e seu ícone pisca sempre que ele entra em ação. Traz ainda assistentes para auxiliar em sua configuração. Shareware por 30 dias, registro por 10 dólares, 846 KB, Windows 9x/Me/NT/2000 e XP, em inglês

10 - Drivers fresquinhos
Estar com os drivers mais recentes do hardware instalado também ajuda a obter o melhor desempenho de cada dispositivo. Vá aos sites dos fabricantes regularmente e verifique se há novas versões. Prefira sempre versões estáveis. Drivers beta são apenas para corajosos -- e aqui coragem não é necessariamente sinônimo de inteligência.

11 - Liberando megabytes
Quando um programa é fechado, o Windows demora um pouco para recuperar a memória que era usada nele. Se um outro aplicativo for iniciado, pode faltar memória e o micro ficar lento. Esse problema não pode ser resolvido ajustando o Windows. Em compensação, existem ótimos programas para gerenciar a memória. Um deles é o RAMBooster. Ele fica monitorando a RAM livre. Caso comece a faltar memória, o RAMBooster sai liberando megabytes de programas que já foram fechados. O preço do RAMBooster é imbatível: ele é de graça. O autor só pede um cartão-postal, caso o software agrade.
RAMBooster 1.6
J. Pajula

Este utilitário é mais uma dessas criações solitárias que quebram um galhão no dia-a-dia de milhares de pessoas. Gerencia a memória RAM com eficiência exemplar, liberando espaço mais rapidamente que o Windows. Também mostra em sua janela as estatísticas de uso de RAM. Stampware, 955 KB, Windows 98/Me/NT e 2000, em inglês

12 - Xô, Active Desktop!
Criado para levar conteúdo dinâmico ao desktop, o recurso Active Desktop só serve para ocupar memória, já que pouquíssimas aplicações o usam. O bom mesmo é desativá-lo e liberar mais RAM. Para isso, clique com o botão direito no desktop e selecione Propriedades. Clique em Web e desmarque a opção Exibir o Active Desktop como página da Web.

13 - Hardware em dia
Toda vez que inicia, o Windows olha a lista de hardware e, se algum estiver com problemas, verifica se foram instalados drivers para ele. Isso demora bastante. Assim, uma boa providência para acelerar a inicialização é ter todo o hardware configurado. Para saber se está tudo em ordem, clique com o botão direito em Meu Computador e selecione Propriedades. Clique em Gerenciador de dispositivos e veja se algum dispositivo está com um ponto de interrogação. Se houver, ele não está configurado corretamente. Instale os drivers corretos e veja o Windows entrar rapidinho.

14 - Dê cabo do Autorun
Quem nunca ficou com o micro travado ao inserir um cd no drive? Isso acontece porque o sistema operacional tenta executar automaticamente uma aplicação no cd e, enquanto ela não aparece, o computador fica muito lento. Para resolver isso, desabilite esse recurso clicando com o botão direito em Meu Computador, depois em Gerenciador de Dispositivos. Selecione o drive de CD-ROM, clique com o botão direito nele e selecione Propriedades. Então desmarque a opção Inserir notificação automaticamente. O único senão é que as aplicações no cd terão de ser executadas manualmente.

15 - Windows sem IE? Pode ser...
O Internet Explorer vem embutido no sistema operacional desde o Windows 98. Mas é possível desinstalá-lo das versões 98 e Me. Para isso, é só usar o programa IEradicator. Ele é um freeware que retira o browser do Windows, permitindo a instalação de outro mais veloz. A erradicação mantém, no entanto, os componentes internos do IE, necessários para alguns aplicativos do Windows. Quem quiser fazer uma remoção mais profunda pode usar o 98lite, que acaba com qualquer resquício do IE, deixando a interface como a do Windows 95. Apesar desse aparente downgrade, o ganho de velocidade é considerável, para quem conseguir viver sem os benefícios do Windows 98.
IEradicator 2001
98Lite.net

Antes desse programa, era uma façanha conseguir tirar o IE do Windows. Agora, tudo se resume a alguns cliques. Mais importante: sem prejudicar o funcionamento de outros aplicativos do sistema operacional. Grátis, 18 KB, Windows 98/Me e 2000, em inglês
98lite 4.5
98Lite.net

Além de desinstalar o Internet Explorer, o 98lite pode mudar completamente a interface do sistema operacional. Ainda pode desinstalar qualquer programa que venha com o Windows. Vale a penaler o arquivo de Ajuda antes de fazer qualquer modificação para ver o que será feito, apesar de o 98lite poder fazer o sistema retornar ao estado anterior, salvo em casos de desastres. Shareware, 30 dias, registro por 25 dólares, 318 KB, Windows 98 e Me, em inglês

16 - Prioridade para o que importa
Você está rodando um programa que precisa de velocidade, como um codificador de vídeo ou MP3? Pois o Windows 2000 e o XP permitem dar prioridade de um software.É só apertar CTRL+ALT+DEL e selecionar o programa desejado na Lista de Tarefas. Clique nele com o botão direito e no item Prioridade, selecione Alto ou Tempo Real. Nem sempre vale a pena escolher Tempo Real, pois essa opção deixa até o próprio Windows em segundo plano, tornando a resposta do sistema operacional bem mais lenta. Em compensação, o aplicativo em questão fica bem mais rápido, recebendo todo o poder do processador. No Windows 98 e Me uma operação semelhante só é possível com o uso do TaskInfo 2000. Os passos com o TaskInfo são semelhantes aos do Windows 2000.
TaskInfo 2000
Igor Arsenin

Este gerenciador de tarefas mostra informações avançadas sobre o que está rodando no Windows. Exibe o quanto cada tarefa está usando de memória e processador, além dos arquivos que estão sendo lidos e muito mais. É ótimo também para programadores que querem ver o comportamento de seu software. Shareware por 30 dias, registro por 12 dólares, 632 KB, Windows 98/Me/NT e 2000, em inglês

17 - Todo poder ao CD-ROM
Um truque fácil para aumentar a velocidade do CD-ROM é ligar o DMA (Direct Memory Access), que é um método mais rápido de acessar os dados nos cds. Praticamente todos os drives recentes têm suporte a essa função, mas vale uma consulta ao manual. Para ligar o DMA, clique com o botão direito em Meu Computador, selecione a opção Gerenciador de Dispositivos. Ache o drive de CD-ROM, clique com o botão direito nele e depois em Propriedades. Marque a opção DMA. O micro precisará ser reinicializado. Caso haja algum problema (o que indica que o drive não tem essa função), basta repetir o procedimento, desmarcando o item DMA.

18 - Registro bom é Registro limpo
O Registro é onde o Windows guarda configurações de programas e do próprio sistema operacional. Nos processos de desinstalação, muitos softwares não apagam seus itens no Registro, o que acaba deixando-o enorme. Ainda bem que existem bons programas para limpar e otimizar o Registro. Um deles é o Registry Healer, que deixa o Windows em forma e sem problemas.
Registry Healer 2.3
Ksl Software

A missão deste software é buscar problemas no Registro do Windows. Ele também otimiza o funcionamento do sistema operacional, retirando entradas que não mais são usadas. Para os mais experientes, também funciona como um editor avançado do Registro. Shareware por 30 dias, registro por 17,95 dólares, 508 KB, Windows 98/NT e 2000, em inglês

19 - Sem boot por disquete
Toda vez que o Windows inicia, ele checa se um disquete está inserido. Isso toma alguns segundos da inicialização. Para evitar essa checagem, é fácil: basta clicar com o botão direito em Meu Computador, selecionar Propriedades, clicar em Performance, depois em Sistema de Arquivos e desmarcar a opção Procurar novas unidades de disquete a cada vez que o computador for iniciado.

20 - Fim do lixo temporário
O diretório TEMP no Windows armazena arquivos temporárioscriados pelas instalações dos programas. Remover esse lixo aumenta a velocidade do Windows e também libera espaço de HD. A melhor ocasião para fazer isso é antes da inicialização, quando certamente nenhum programa estará acessando esse diretório. Assim, acrescente a linha abaixo ao arquivo AUTOEXEC.BAT (localizado em C:, se o Windows estiver nesse disco): del C:WindowsTemp*.tmp > nul Assim, o diretório TEMP estará limpo sempre que o Windows for iniciado.

21 - Fio novo, linha nova
Nem reza brava consegue acelerar a conexão discada à internet se a linha telefônica for ruim. Mas pode ficar bem melhor com um trato na fiação. Dobras, nós e emendas no velho par de fios trançados causam ruídos e perda de sinal, atrapalhando o que já é lerdo. Troque as gambiarras por fios de boa qualidade e surpreenda-se.

22 - Modem barato sai caro
Sua conexão dial-up vive caindo? Pode ser o modem. Explica-se. Há os modems que convertem o sinal analógico do telefone em digital
e vice-versa num chip próprio e os Winmodems, mais baratos, que fazem isso por software, consumindo mais recursos do processador do PC. Se durante um download você abrir um programa que ocupa muito processamento, como o Word, por exemplo, o seu Winmodem ficará em segundo plano, podendo perder dados, ou se desconectará, por não ter como tratar as informações. Logo, se você precisar trocar seu modem, prefira o que modula e demodula por hardware e que já seja 56K padrão v92, mais rápido no envio de dados do PC para o provedor -- atinge 48 Kbps, contra os 33,6 Kbps dos modems v90.

23 - A quantas anda o PC?
Quer saber se sua linha,seu modem e seu provedor estão dando tudo o que podem na transmissão dos dados? Faça o teste com um software medidor, de preferência pela manhã, quando não há gargalo na internet.
MyVitalAgent 8.0
Lucent Technologies

Num painel simpático, o MyVitalAgent mostra a transação entre PC, modem, provedor e o servidor do site acionado e o componente que está emperrando a transmissão, a velocidade com que estão sendo enviados e recebidos os dados, o tempo total da transmissão do último pedido e, é claro, a velocidade da ligação. Detecta o tipo de conexão automaticamente (modem, DSL ou cabo) e produz gráficos de performance por dia, semana e mês. Grátis, 1,42 MB, Windows 9x/NT e 2000, em inglês
ConnWatch 2.0
Michael Liedlgruber

O programa mede em tempo real a velocidade com que os dados vão e vêm da internet, monitorando as conexões TCP/IP e de rede. Apresenta os resultados em histogramas, faz relatórios e gráficos das taxas máxima e média de transmissão, aceita plug-ins para análises específicas dos dados que coleta e ainda muda de pele. Shareware por 30 dias, registro por 22 dólares, 3,11 MB, Windows 9x/Me/NT e 2000, em inglês e alemão
NetPerSec 1.1
Mark Sweeney

O NetPerSec fica de olho em toda a atividade TCP/IP e faz gráficos da velocidade de comunicação. O próprio ícone que o software instala na bandeja do sistema mostra o tráfego de dados em gráfico de barras ou histograma. Na janela principal, mostra as velocidades corrente e média de envio e recebimento dos dados. Grátis, 774 KB, Windows 9x/NT e Me, em inglês

24 - Aditivo na conexão
O modem suporta 56 Kbps, mas a velocidade máxima de sua conexão fica em humilhantes 40 Kbps. Melhore a performance com programas aceleradores, que ajustam no Registro do Windows a forma como o sistema operacional envia e recebe dados pela internet.
Web Optimizer 3000

O maior ganho de performance do WO3K pode ser percebido na transferência de muitos itens simultaneamente, como uma página cheia de imagens, que passa a carregar bem mais depressa. No download de um único arquivo de 1,4 MB, o ganho foi de apenas 12,5% numa conexão dial-up. O programa suporta todo tipo de conexão (modem, banda larga e rede) e restaura a configuração-padrão do Windows com um clique. Shareware por 30 dias, 235 KB, registro por 29,95 dólares, Windows 9x/NT/2000/Me e XP, em inglês
Internet Turbo 2001
Clasys

Além de melhorar a conexão com a internet em tempo real pelo ajuste do Registro do Windows, o Internet Turbo evita que você seja desconectado pelo provedor de acesso depois de um certo tempo de inatividade, mandando um Ping de tempo em tempo. O intervalo e o
som do Ping o usuário define. Shareware por 30 dias, registro por 19 dólares, 2,13 MB, Windows 9x/Me/NT e 2000, em inglês

25 - Quem disca mais rápido...
Sempre acontece nos horários de pico. Depois de algumas tentativas de discagem para o provedor de acesso, a caixa de diálogo diz que ele está ocupado e manda você voltar outra hora. Quando conseguir se conectar de novo, verifique se o seu provedor tem um programa discador, que vai tentando todas as linhas até encontrar uma livre para você. Assinantes dos provedores UOL, Terra, BOL, iG e LigBR estão entre os felizardos. Quem não está ligado a nenhum serviço pago pode aproveitar o Multidiscador BOL (http://info.abril.com.br/aberto/download/1931.shl) para se conectar aos provedores gratuitos iG, Tutopia e Bradesco.

26 - Lipoaspiração no browser
Seu browser parece cansado, navegando em câmera lenta? Pode ser excesso de peso, causado por acúmulo de arquivos temporários e cookies, aqueles pedacinhos de software que os sites grudam no seu navegador para identificá-lo numa próxima vez. Embora ambos existam para agilizar o acesso a sites já visitados, o excesso provoca o efeito contrário. Isso porque temporários e cookies são arquivos muito fragmentados, que se espalham aleatoriamente pelo disco rígido, disperdiçando espaço e dando muito trabalho ao braço mecânico para localizá-los. Para saber o tamanho da gordura virtual acumulada, abra o Windows Explorer, procure a pasta do Windows no disco C e dê um clique duplo. Sobre a pasta Cookies, clique com o botão direito, escolha Propriedades e avalie se o volume de bytes merece uma lipoaspiração. Faça o mesmo na pasta Arquivos de internet temporários. Limpar e impor limites a esses arquivos é fácil. No Internet Explorer (5 e 6), vá ao menu Ferramentas e selecione Opções de internet. Na guia Geral, vá ao quadro Arquivos de internet temporários e clique no botão Excluir arquivos para limpar tudo. Depois, acione o botão Configurações e defina o espaço para eles -- algo em torno de 30 MB está de bom tamanho. No Netscape (4.78 e 6.2), vá ao menu Edit, escolha Preferences, dê duplo clique em Advanced, acione Cache e, por último, os botões de limpeza de memória e do disco. Aproveite a mesma tela para definir o limite do cache.

27 - Navegue a seco
O browser não tem gorduras, mas a navegação está devagar? Uma opção radical mas eficiente é desligar o carregamento de imagens e animações. No Internet Explorer (5 e 6), vá ao menu Ferramentas, escolha Opções de internet e a guia Avançado. No item Multimídia, desmarque as opções que achar mais convenientes entre Mostrar Figuras, Reproduzir Animações, Reproduzir Vídeos e Tocar Sons. Clique no botão Aplicar e em OK. Ainda em Opções de internet, acione a guia Segurança, clique no botão Nível Personalizado e selecione a opção Desativar dos itens Plug-ins e Controles ActiveX, Java e Scripts. Clique OK. No Netscape 4.78, vá ao menu Edit, escolha Preferences, dê um duplo clique em Advanced e desmarque as opções Automatically load images e Enable Java. No Netscape 6.2, siga o mesmo caminho até Preferences, dê um duplo clique em Privacy & Security e, em Images, desabilite as imagens e animações. Ainda em Preferences, dê um duplo clique em Advanced, desmarque Enable Java e clique OK. Quando você precisar ir a páginas que usem esses recursos, reative-os.

28 - Seja breve com o provedor
A discagem é rápida, mas a checagem da senha do usuário leva uma eternidade, atrasando o início da navegação. Antes de brigar com o provedor, confira sua configuração. Em Meu Computador, abra a pasta Acesso à rede dial-up, clique com o botão direito do mouse sobre a conexão e escolha Propriedades. Na guia Tipos de servidor, desmarque a opção Efetuar logon na rede e clique OK. Funciona.

29 - Faxina automática
Se limpar o lixo que a navegação na internet despeja no Windows e no browser o aborrece, deixe que um software faça o serviço sujo automaticamente.
WinOptimizer 2000
ashampoo GmbH & Co.

Limpa todo o lixo que o Windows vai juntando, como arquivos temporários da internet, cookies, arquivos repetidos e atalhos que não funcionam. Não muda nada sem sua permissão e restaura as configurações anteriores sem problemas. A versão de testes elimina apenas um terço das redundâncias que encontra e exibe anúncios. Shareware por 30 dias, registro por 19,95 dólares, 2,6 MB, Windows 9x/Me/NT e 2000, em inglês
Window Washer 4.1
Webroot Software

Além de limpar cache, cookies, informações de formulários, listas de URLs e históricos do browser com data marcada, o Window Washer apaga outros rastros. Pode remover arquivos do histórico de documentos recentes, de aplicações, da pasta de arquivos temporários e da lixeira. Dispõe de mais de 50 plug-ins para a limpeza personalizada de programas como RealPlayer, Windows Media Player e Adobe Acrobat. Shareware por 30 dias, registro por 29,95 dólares, 1,43 MB, Windows 9x/Me/NT/2000 e XP, em inglês

30 - Corte o caminho pelo teclado
Há vários atalhos de teclado que fazem você chegar mais depressa a ações listadas nos menus dos navegadores. Em geral, os atalhos estão indicados ao lado das opções. Por exemplo: Ctrl-N abre uma janela nova, Esc pára o carregamento da página, F5 atualiza e Ctrl-D acrescenta a página a seus bookmarks.

0 comentários :

Postar um comentário

Este blog não é destinado apenas para adultos, portanto não seram admitidos propagandas, linguagem impropria, ofensiva ou obsena que caracterize atitudes evidentes de desrespeito ou grosseria e/ou nada que a desperte curiosidade ou a atenção de menores ou contribuir para que eles adotem valores morais ou hábitos incompatíveis com a menoridade.
As pessoas que inflingir estas regras serão denunciadas ao setor de analize de conteúdo do Google podendo ter sua conta encerrada permanentemente.